Segunda, 15/08/2022
Joinville - SC

1ª Conferência Municipal de Segurança Pública é realizada em Araquari

outubro 29, 2021
1ª Conferência Municipal de Segurança Pública é realizada em Araquari
Compartilhar
Ouvir publicação

Araquari sediou nesta quinta-feira, a 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública. O evento, que contou com a presença do Secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Charles Alexandre Vieira, teve como objetivo discutir as demandas da região. Participaram do encontro empresários, autoridades policiais e políticas. O evento foi uma realização da Prefeitura, Associação Comercial de Araquari (ACIAA), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Araquari e Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).

 

Para o prefeito Clenilton Carlos Pereira, os números não são muito animadores quando se fala em segurança pública em Santa Catarina, a começar pela quantidade de policiais em atuação. “Com baixo efetivo policial, défice de delegados e falta de estrutura é quase impossível conter as ações dos criminosos”, conta. “Nas cidades de interior, como é o caso de Araquari, a vulnerabilidade é ainda maior”, conclui.

Para tentar sanar esses problemas na região, coronel Vieira se comprometeu a levar as demandas ao Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial. Durante o encontro, ele também apresentou os indicadores de criminalidade de Araquari e enfatizou as melhorias já realizadas e previstas para a região.

Projetos voltados à segurança pública apresentados ao secretário:

Convênio para a rádio patrulha
Por meio de convênio, a Prefeitura repassará, anualmente, cerca de R$ 180 mil para dar suporte a rádio patrulha municipal e R$ 36 mil para a aérea da Polícia Militar;

Cerca Virtuak – OCR
Projeto que terá como objetivo a instalação de 20 câmeras de monitoramento em 10 pontos estratégicos da cidade, com funcionamento 24h por dia;

Projeto BBP (Bombeiro, Banco e Polícia)
Projeto de construção de um posto avançado da polícia no bairro Itinga, considerado o mais populoso do município. No prédio, além do funcionamento de uma unidade bancária, dará suporte às polícias Militar e Civil.

Rede Comercial
Semelhante ao projeto Rede de Vizinhos da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), no programa Rede Comercial, o Governo Executivo atuaria como facilitador para que comerciantes e empresários atuem junto à PM na segurança municipal, dando suporte a ela.

FUMPOM
O Fundo de Melhoria da Polícia Militar tem por finalidade a captação de recursos financeiros destinados à melhoria dos serviços da Polícia Militar. Inclusive, todos os veículos usados pela Polícia Militar em Araquari foram adquiridos através do FUMPOM.

Doação de imóvel
Doação de um imóvel de 5 mil metros quadrados na região central do Município para o Governo do Estado de Santa Catarina construa as futuras instalações da Delegacia de Polícia Civil de Araquari.

COTA
A criação do Fundo de Cooperação, semelhante ao FUMPOM, teria como objetivo captar recursos financeiros destinados a realização de despesas visando melhorias dos serviços da Polícia Civil de Araquari.

 

Siga-nos no nosso Instagram para receber notícias da região direto no seu celular. Para participar, basta CLICAR AQUI 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Block